Na Azulejaria Guerreiro, em Alhos Vedros, António Vanderlei Amorim, o conhecido pintor Delei, criou um painel em azulejo vidrado, pintado à mão, policromado, para ser colocado em Brasília,
comemorativo dos 50 anos da capital do Brasil.
O painel é composto por quatro módulos de 105x150 cm cada, (1.05 mt X 6 mt, no total) que reconstroem a saga da cidade, remetendo:
1. Ao primeiro momento que é o cerrado, a natureza pura e selvagem, do planalto daquela região central do país;
2. Aos três anos de construção da cidade, que é a saga, a luta dos candangos que vêm de todas as regiões do país, e trabalham num canteiro imenso em construção 24 horas por dia;
3. À cidade planejada – projecto do arquitecto Óscar Niemayer e do urbanista Lúcio Costa, inaugurada em 21 de Abril de 1960;
4. A Brasília nos anos 90, com uma população que excede já os 800 mil habitantes, comparados com os 500 mil com que a cidade foi planejada.
“Esta obra é a comemoração dos 50 anos de Brasília que eu pretendo assinalar com um painel representativo do que foi um sonho, a capital, a construção da cidade, e a posição de Brasília hoje no cenário nacional e da América do Sul”, diz Delei.
comemorativo dos 50 anos da capital do Brasil.
O painel é composto por quatro módulos de 105x150 cm cada, (1.05 mt X 6 mt, no total) que reconstroem a saga da cidade, remetendo:
1. Ao primeiro momento que é o cerrado, a natureza pura e selvagem, do planalto daquela região central do país;
2. Aos três anos de construção da cidade, que é a saga, a luta dos candangos que vêm de todas as regiões do país, e trabalham num canteiro imenso em construção 24 horas por dia;
3. À cidade planejada – projecto do arquitecto Óscar Niemayer e do urbanista Lúcio Costa, inaugurada em 21 de Abril de 1960;
4. A Brasília nos anos 90, com uma população que excede já os 800 mil habitantes, comparados com os 500 mil com que a cidade foi planejada.
“Esta obra é a comemoração dos 50 anos de Brasília que eu pretendo assinalar com um painel representativo do que foi um sonho, a capital, a construção da cidade, e a posição de Brasília hoje no cenário nacional e da América do Sul”, diz Delei.
“É uma ideia que veio do Brasil que quis concretizar em azulejaria portuguesa, aqui na Azulejaria Guerreiro”, vincou.
Publicado por Brito Apolónia no Jornal "O RIO", em Julho de 2009.
Edição em PDF aqui.
Publicado por Brito Apolónia no Jornal "O RIO", em Julho de 2009.
Edição em PDF aqui.
2 comentários:
Esta ultima fase do artista candango por estas terras do sul do Tejo lembra o inicio do artista em 1972, tanto pelos temas: cerrado e/ou Brasilia como pelo tratamento do desenho apurado como esqueleto da pinturaq. A azulejaria só fez reforçar a linguagem Deleizistica ddeste mineiro brasiliense que continua na ativa linha de criação. Nos de BSB agradecemos a Azulejaria Artistica uerreiro pelo apoio e divulgação deste trabalho.
tô aqui em BSB na luta pra encontrar o melhor lugar para fixar esta peça de 6m de comp. X 150 de larg. Aceito sugestões... abraços Delei
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